Sede Perfeitos

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte III)

Pergunta:

Jesus disse: “Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” Mateus 5:48. Como podemos ser perfeitos, sendo nós pecadores? O que diz a Palavra de Deus sobre este assunto?


Resposta:

Muitos têm dificuldade em entender a seguinte passagem bíblica:

“Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” Mateus 5:48.

Esse problema tem deixado muitos cristãos perplexos. Querem fazer o que é direito, mas ao analisarem com sinceridade a sua própria vida, vêem quão distantes se encontram da perfeição. Desenvolve-se um conflito interior de molde a produzir desânimo e mesmo desespero.

A palavra “perfeito” é uma tradução do original grego “teleios”, que significa literalmente: “plenamente desenvolvido”, “amadurecido”, “completo”, “maduro”, “adulto”, etc.

A palavra grega “teleios” é mencionada, conforme pesquisa realizada, 17 vezes no Novo Testamento Grego: Mateus 5:48; 19:21; Romanos 12:2; I Coríntios 2:6; 13:10; 14:20; Efésios 4:13; Filipenses 3:15; Colossenses 1:28; 4:12; Hebreus 5:14; 9:11; Tiago 1:4, 17,25; 3:2; I João 4:18.

Quanto ao texto de Mateus 5:48, este deve ser compreendido em relação ao seu contexto (ver Mateus 5:38-48) e comparado com o texto de Lucas 6:36. Onde Mateus diz: “Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.”, o livro de Lucas reza: “Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai”.

Barclay, em seu livro “O Estudo Diário da Bíblia Series”, diz que em Mateus 5:48 “a idéia grega de perfeição é funcional. Uma coisa é perfeita quando se realiza plenamente o propósito para o qual foi planejado, projetado e feito. Na verdade, esse significado está envolvido na derivação da palavra. O adjetivo ‘teleios’ é formado a partir do substantivo ‘telos’. Este substantivo ‘telos’ significa um fim, um propósito, um objetivo, uma meta. Uma coisa é perfeita (teleios) quando se realiza a finalidade para a qual foi planejada. Um homem é perfeito (teleios) se ele percebe o propósito para o qual foi criado, e enviado ao mundo. Tomemos uma analogia muito simples. Suponha que na minha casa há um parafuso solto, e eu preciso apertar e ajustar esse parafuso. Eu saio para comprar uma chave de fenda. Acho a chave de fenda que se encaixa exatamente no aperto da minha mão, não é nem muito grande e nem muito pequena, não muito áspera e nem muito suave. Eu coloco a chave de fenda na ranhura do parafuso, e eu vejo que se encaixa perfeitamente. Eu, então, giro o parafuso e o parafuso é fixado. No sentido grego, e, especialmente, no sentido do Novo Testamento, a chave de fenda é ‘teleios’, porque cumpriu exatamente a finalidade para a qual foi fabricada. Assim, então, um homem será perfeito (teleios) se ele cumpre a finalidade para o qual ele foi criado. Com que finalidade foi criado o homem? A Bíblia não nos deixa em dúvida quanto a isso. Na história da criação, o homem foi criado para ser a imagem e semelhança de Deus (ver Gênesis 1:26 e 27). A característica de Deus é esta benevolência universal, este agir invicto, esta constante busca do bem supremo de cada homem.

A grande característica de Deus é o amor ao santo e ao pecador igualmente. Deus procura o bem mais elevado deles.”

Tendo em mente qual era o assunto em pauta, abordado por Jesus, fica fácil entendermos em que sentido devemos ser perfeitos em relação ao nosso Pai celestial. Esta maturidade espiritual tem a ver com a atitude de amor e misericórdia para com os nossos amigos e inimigos. Atingir essa meta não é fácil e não se alcança em um dia, mas é a luta de toda uma vida..