Quando Será o Fim do Mundo?

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte XIII)

PERGUNTA:

Quando será o fim do mundo? O que isto significa?

RESPOSTA:

Há uma questão que está causando enorme constrangimento para muitos estudiosos sinceros da Palavra de Deus. Até quando conviverão juntos o joio e o trigo, ou seja, os bons e os ruins? (ver Mateus 13:47-50)

Para a maioria dos cristãos, os justos serão separados dos ímpios na volta de nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, de acordo com as Sagradas Escrituras, a existência do joio e do trigo em nosso planeta estender-se-á até o “FIM DO MUNDO”, termo este utilizado em algumas versões bíblicas. Em outras versões é mencionado “CONSUMAÇÃO DOS SÉCULOS” ou “FIM DESTA ERA”.

O termo “fim do mundo” não significa a destruição literal da Terra ou do universo, mas apenas o fim da presente era do pecado e da morte. A parábola do joio e do trigo nos traz esta preciosa informação:

“Pois, assim como o joio é colhido e queimado no fogo, ASSIM SERÁ NO FIM DO MUNDO. Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles ajuntarão do seu Reino todos os que servem de tropeço, e os que praticam a iniquidade, e lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 13:40-42.

O mesmo fato é relatado na parábola que trata sobre a rede lançada ao mar:

“Igualmente, o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanhou toda espécia de peixes. E, quando cheia, puxaram-na para a praia; e, sentando-se, puseram os bons em cestos; os ruins, porém, lançaram fora. ASSIM SERÁ NO FIM DO MUNDO; sairão os anjos, e separarão os maus dentre os justos, e lança-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá choro e ranger de dentes.” Mateus 13:47-50.

Ao retornar, o Messias estabelecerá o seu reino na Terra. Ele reinará durante mil anos e com ele reinarão todos aqueles que foram por ele comprados com o seu sangue, de toda a tribo, língua, povo e nação (ver Apocalipse 5:9 e 10; 14:1-5; 20:4). Durante o milênio não haverá intercessor, pois o Messias estará governando na qualidade de Rei e ele “julgará com justiça os pobres, e decidirá com eqüidade em defesa dos mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de sua boca, e com o sopro dos seus lábios matará o ímpio.” Isaías 11:4.

No reinado milenar de Cristo existirão nações que continuarão procriando e povoando a Terra, identificadas pela Palavra de Deus como sendo SOBREVIVENTES da grande batalha do Armagedom (ver Joel 2:31 e 32). Estas nações serão regidas com vara de ferro pelo próprio Messias (ver Apocalipse 19:15) e por aqueles que participarão da primeira ressurreição (ver Apocalipse 2:26 e 27). Pessoas boas e más farão parte do reinado milenar de Cristo, por uma razão muito lógica: o pecado e a morte continuarão existindo (ver Isaías 65:20).Satanás estará preso e será lançado no abismo para que não mais engane estas nações.

No final do milênio Satanás será solto da sua prisão por um pouco de tempo e sairá a enganar as nações que ainda não tinham sido provadas por ele, para ajuntá-las para a batalha contra a Jerusalém terrestre. Todos os enganados por Satanás serão destruídos pelo fogo que descerá do Céu (ver Apocalipse 20:3 e 7-9). Esta é apenas uma parte do joio que será destruida. Por que se diz que uma parte apenas do joio estará sendo destruída? Porque até então todos os ímpios mortos ainda não foram ressuscitados e nem julgados, pois as palavras proféticas dizem claramente que “os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram.” Apocalipse 20:5. De acordo com este texto e tomando-se como base todo o seu contexto, entende-se que, além dos ímpios mortos, parte dos justos mortos que não participaram da primeira ressurreição serão finalmente ressuscitados para serem julgados no juízo final.

Prova-se através estas citações bíblicas que o FIM DA ERA DO PECADO E DA MORTE não se dará no momento da volta de Cristo, mas no final do milênio. Até lá o joio e o trigo estarão presentes. De acordo com a Palavra de Deus, o FIM DESTA ERA ocorrerá no final do milênio, quando definitivamente a morte será destruída (ver Apocalipse 20:14).

Cristo reinará até que sejam postos debaixo de seus pés todos os inimigos e o último inimigo a ser destruído será a morte. O apóstolo Paulo apresenta mais detalhes a esse respeito:

“ENTÃO VIRÁ O FIM quando ele (Cristo) entregar o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele (Cristo) reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.” I Coríntios 15:24-26.

Assim, o reinado de Cristo se estenderá por mil anos (ver Apocalipse 20:4 e 6). É o tempo necessário para regenerar o planeta Terra e no seu final destruir todos os inimigos, inclusive a morte (ver Apocalipse 20:7-15).

Nesta ocasião todos os ímpios mortos e parte dos justos mortos que não participaram da primeira ressurreição, serão ressuscitados para serem julgados. Diz a Palavra de Deus que “todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:15.

Ao se completarem os mil anos, com o fim da era do pecado e da morte, Cristo entregará o reino a Deus, o Pai. Apenas sob esta exclusiva condição, ou seja, somente após o planeta Terra ser totalmente regenerado, não mais existindo o pecado e a morte, é que a Santa Cidade, a Nova Jerusalém descerá do Céu.

Eis uma das mais estupendas mensagens encontradas nas Escrituras Sagradas, que descreve a nova fase a ser vivida pelos remidos:

Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. ...Aquele que vencer herdará estas coisas; e Eu serei Seu Deus, e ele será Meu filho.” Apocalipse 21:3, 4 e7.