Os Remidos Herdarão a Terra e Nela Permanecerão

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte I)

Pergunta:

Qual o significado das passagens de Apocalipse 7:9 e Apocalipse 19:1? É verdade que os remidos serão levados para o Céu onde estarão diante do trono de Deus?

Resposta:

Antes de fazermos uma análise sobre as duas passagens bíblicas acima citadas, faz-se necessário alguns esclarecimentos. Muitos sinceros cristãos equivocadamente acreditam que os salvos serão levados para o Céu na segunda vinda de Cristo. Para alguns a permanência nos céus é eterna e para outros a permanência é temporária. Argumentam, inclusive, que a Terra será totalmente destruída por Deus. A Bíblia, porém não defende tal doutrina.

As Escrituras Sagradas ensinam que os salvos herdarão a Terra. A Terra foi criada para a habitação do homem. A Palavra de Deus não dá nenhum apoio a uma morada ou estágio nos Céus. Ela diz que a Terra foi dada para os homens e diz também que o homem é da Terra:

“Sede benditos do Senhor que fez os céus e a terra. Os céus são os céus do Senhor; mas a Terra deu-a Ele aos filhos dos homens.” Salmos 115:15-16.

“Para fazeres justiça ao órfão e ao oprimido, a fim de que o homem, que é da Terra, já não infunda terror.” Salmos 10:18.

As Escrituras Sagradas têm como base o ensino de que a Terra é o único lugar destinado aos homens justos e eles não serão removidos dela. Em outras palavras a Bíblia diz que os justos herdarão a Terra e nela permanecerão:

“OS JUSTOS HERDARÃO A TERRA e nela habitarão para sempre.” Salmos 37:29.

“Bem aventurados os mansos, porque ELES HERDARÃO A TERRA.” Mateus 5:5.

“Porque os retos habitarão a Terra, e os ÍNTEGROS PERMANECERÃO NELA. Mas os perversos serão eliminados da Terra, e os aleivosos serão dela desarraigados.” Provérbios 2:21-22.

“Porque os malfeitores serão exterminados, mas aqueles que esperam no Senhor HERDARÃO A TERRA.” Salmos 37:9

“Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor HERDARÃO A TERRA, mas aqueles que são por ele amaldiçoados serão exterminados.” Salmos 37:22.

“... e OS MEUS ELEITOS HERDARÃO A TERRA e os Meus servos habitarão nela.” Isaías 65:9.

É importante ressaltar que, de acordo com a Palavra de Deus, os salvos não irão para o Céu. O único que foi elevado ao Céu foi Jesus Cristo. Quanto aos justos, estes permanecerão na Terra e os ímpios dela serão exterminados.

Como explicar então as passagens bíblicas que fazem referência a uma grande voz de uma imensa multidão diante do trono de Deus conforme Apocalipse 7:9 e o clamor duma enorme multidão no Céu conforme Apocalipse 19:1?

As duas passagens bíblicas precisam ser analisadas separadamente, pois tratam de períodos completamente diferentes. O texto de Apocalipse 7:9 diz o seguinte:

“Depois destas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, que estavam em pé diante do trono e em presença do Cordeiro, trajando compridas vestes brancas, e com palmas nas mãos.”

Analisando todo o seu contexto percebe-se que esta cena ocorrerá na Terra e não no Céu como equivocadamente muitos apregoam. O fato de os salvos estarem em pé diante do trono de Deus e na presença do Cordeiro, nada prova de que esta cena desenrolar-se-á no Céu. Esta manifestação de júbilo por parte dos salvos de todas as nações, tribos, povos e línguas dar-se-á após a descida do Céu da cidade santa, a nova Jerusalém. Como chegamos a esta conclusão? Um detalhe relevante precisa ser considerado em Apocalipse 7:15: “Aquele que está assentado sobre o trono ESTENDERÁ O SEU TABERNÁCULO SOBRE ELES..” Quando é que o tabernáculo de Deus será estendido sobre os remidos? Esta é a chave da questão, pois, depois que o profeta João viu em visão a santa cidade, a nova Jerusalém descer do Céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo, ele ouviu uma grande voz, vinda do trono, que dizia: “Eis que o TABERNÁCULO DE DEUS ESTÁ COM OS HOMENS, pois com eles habitará e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:3 e 4. Fazendo uma simples comparação com Apocalipse 7:15 e Apocalipse 21:3 e 4, concluímos que Deus estenderá o Seu tabernáculo e habitará com o Seu povo somente depois de concluído o reinado milenar de Cristo, isto é, depois de a Terra estar totalmente restaurada. Ali não haverá mais morte, nem mais haverá pranto, lamento e nem dor. É bom lembrar que durante o reinado milenar de Cristo, que será na Terra (Apocalipse 5:10), a morte ainda existirá e consequentemente o pecado também. A extinção da morte e a eliminação de Satanás e de todos os ímpios dar-se-ão no final do milênio (Apocalipse 20:7-15), quando então:

a) Jesus entregará o reino a Deus, Seu Pai (I Coríntios 15:24-28);
b) A nova Jerusalém descerá do Céu (Apocalipse 21:2);
c) Deus habitará com os remidos e Ele mesmo estará com eles (Apocalipse 21:3).

Após relatar que Deus estenderá o tabernáculo sobre os remidos (Apocalipse 7:15), o profeta João passa a narrar que esses remidos “nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem cairá sobre eles o sol, nem calor algum; porque o Cordeiro que está no meio, diante do trono, os apascentará e os conduzirá às fontes das águas da vida; e Deus lhes enxugará dos olhos toda lágrima.” Apocalipse 7:16 e 17. Estas cenas indiscutivelmente ocorrerão na Terra restaurada, após o milênio (ver Apocalipse 21:4, 6 e 23).

Quanto ao texto de Apocalipse 19:1, o profeta João escreveu que ele ouviu no Céu como que uma grande voz de uma grande multidão:

“Depois destas coisas, ouvi no Céu como que uma grande voz de uma imensa multidão, que dizia: Aleluia! A salvação e a glória e o poder pertencem ao nosso Deus.”

A grande maioria das instituições religiosas acredita tratar-se do regozijo dos salvos no Céu. Esta interpretação é totalmente equivocada e não se harmoniza com os demais fatos narrados pelo profeta João. As razões são muito simples. A primeira parte do capítulo 19 (ver Apocalipse 19:1-10) apresenta o imenso regozijo por parte dos seres celestiais por causa da vitória de Deus sobre a grande Babilônia. Estes seres celestiais nada têm a ver com os remidos. É muito importante entender que a “prostituta”, identificada como sendo a grande Babilônia (ver Apocalipse 17:5) será destruída antes da vinda de Cristo (ver Apocalipse 18:1-24).

A vinda de Jesus é detalhada somente a partir do versículo 11, após se concretizar a vitória de Cristo sobre a grande Babilônia (ver o estudo postado neste site: APOCALIPSE 17 – A GRANDE MERETRIZ, A BESTA, OS REIS E OS DEZ CHIFRES). Como poderia a grande multidão de salvos regozijar-se e estar diante do trono de Deus antes da vinda de Jesus?

Os exércitos no Céu, que são os anjos, acompanharão o Messias na Sua gloriosa vinda (comparar Apocalipse 19:14 com Mateus 25:31). O profeta João viu em visão “a besta, e os reis da Terra, e os seus exércitos reunidos para fazerem guerra Àquele que estava montado no cavalo, e ao Seu exército. E a besta foi presa, e com ela o falso profeta que fizera diante dela os sinais com que enganou os que receberam o sinal da besta e os que adoraram a sua imagem. Estes dois foram lançados vivos no lago de fogo que arde com enxofre.” Finalmente a besta e o falso profeta, os articuladores deste grandioso sistema de engano, serão eliminados na vinda do Messias. Eles serão lançados no lago de fogo. Os demais, ou seja, os reis da terra e os seus exércitos que se envolverem nesta guerra contra Cristo, serão mortos (ver Apocalipse 19:21).

As cenas vistas pelo profeta João e narradas em Apocalipse 19:1 não deixam dúvidas de que elas ocorrerão no Céu antes da vinda de Cristo. A voz que o profeta ouviu no Céu de uma imensa multidão, nada tem a ver com os remidos, por uma razão muita lógica: Como os salvos poderão estar diante do trono de Deus antes do retorno de Cristo à Terra, uma vez que, de acordo com a Palavra de Deus, os que são de Cristo receberão o galardão da vida eterna somente na Sua vinda? (I Coríntios 15:23).

Além do mais, não é verdade que os remidos irão para o Céu, pois a Bíblia ensina que “os retos habitarão a Terra, e os ÍNTEGROS PERMANECERÃO NELA. Mas os perversos serão eliminados da Terra, e os aleivosos serão dela desarraigados.” Provérbios 2:21-22.