O Reinado de Cristo Será na Terra

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte II)


Pergunta:

O reinado de Cristo será no Céu ou na Terra? Qual será a duração de Seu reinado?


Esta é uma das questões mais intrigantes para a maioria dos teólogos e para quase a totalidade dos que se denominam cristãos. O que diz a Palavra de Deus a esse respeito?

Quando o anjo Gabriel, enviado por Deus, anunciou à Maria de que ela daria à luz um filho, disse-lhe que “este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus Lhe dará o trono de Davi, Seu pai; e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o Seu reino não terá fim.” Lucas 1:32 e 33.

Esta promessa foi dada por Deus, através o anjo Gabriel. O texto diz que Deus dará ao Seu Filho o trono de Davi e o trono ocupado por Davi era na Terra. Tomando-se como base esta citação bíblica, é razoável acreditar que o reinado de Cristo será na Terra e não no Céu.

As Escrituras Sagradas afirmam taxativamente que os salvos reinarão sobre a terra:

“E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e ELES REINARÃO SOBRE A TERRA.” Apocalipse 5:10.

Os salvos reinarão sobre a terra com Cristo durante o período dos mil anos:

“Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo; e REINARÃO COM ELE DURANTE OS MIL ANOS.” Apocalipse 20:6.

A Bíblia descreve um outro fato muito interessante a respeito do estabelecimento do trono do Messias na Terra. Encontramos esse relato no livro de Daniel. Certo dia o rei da Babilônia, Nabucodonosor, teve um sonho da parte de Deus. Ele viu uma grande estátua e nela estavam representados os quatro grandes impérios mundiais. Ao interpretar o sonho ao rei, o profeta Daniel relata que “uma pedra foi cortada, sem mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou. Então foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, os quais se fizeram como a pragana das eiras no estio, e o vento os levou, e não se achou lugar algum para eles; MAS A PEDRA QUE FERIU A ESTÁTUA, SE FEZ UM GRANDE MONTE, E ENCHEU TODA A TERRA. ...Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e este reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos estes reinos, e será estabelecido para sempre. Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem mãos, e ela esmiuçou o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro, o Deus grande fez saber ao rei o que há de ser depois disto; e certo é o sonho, e fiel a sua interpretação.” Daniel 2:34-35 e 44-45.

A pedra representa a volta de Cristo e o estabelecimento do Seu reino. A profecia, porém, não declara que a pedra retornará ao Céu. Muito ao contrário, ela declara que a pedra se fará num grande monte (reino), que encherá toda a TERRA. Maravilhosamente os fatos se harmonizam.

O profeta Isaías, referindo-se ao futuro reinado de Cristo, declarou o seguinte:

“Não se fará mal nem dano algum em todo o Meu santo monte; PORQUE A TERRA SE ENCHERÁ DO CONHECIMENTO DO SENHOR, como as águas cobrem o mar. Naquele dia a raiz de Jessé será posta por estandarte dos povos, à qual recorrerão as nações; gloriosas lhe serão as suas moradas.” Isaías 11:9-10.

Ao Jesus retornar a esta Terra, Ele colocará os Seus pés sobre o monte das Oliveiras. E então Ele será Rei sobre toda a Terra (Zacarias 14:4 e 9). Em Zacarias 14:2 e 3 diz que os momentos que antecederão à Sua volta serão muito difíceis para o povo de Deus. As nações estarão em peleja contra a Jerusalém terrestre. Esta é a guerra do Armagedom (Apocalipse 16:12-16). A Jerusalém terrestre será saqueada e muitos serão exterminados. Este é o momento em que o Messias haverá de se manifestar: “Então o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. NAQUELE DIA ESTARÃO OS SEUS PÉS SOBRE O MONTE DAS OLIVEIRAS, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, do oriente para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se removerá para o norte, e a outra metade dele para o sul. ... E O SENHOR SERÁ REI SOBRE TODA A TERRA...” Zacarias 14:3,4 e 9.

Quando Jesus retornar, Ele descerá e colocará os Seus pés na Terra, mais especificamente no Monte das Oliveiras. Por que justamente alí? Porque foi no Monte das Oliveiras que Jesus esteve reunido com os Seus discípulos pela última vez antes de Ele subir ao Céu. Enquanto Jesus subia, os Seus discípulos tinham os seus olhos fitos no céu, quando dois anjos se puseram ao lado deles e lhes disseram: “Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao Céu virá do modo como O vistes subir.” Atos 1:11. O próprio Senhor Jesus fez a seguinte promessa aos Seus discípulos, quando disse: “...virei outra vez, e vos tomarei PARA MIM MESMO, para que onde Eu estiver estejais vós também.” João 14:3. De acordo com esse texto, Jesus não prometeu levá-los para o Céu. Jesus apenas disse que eles estarão com Ele, onde Ele estiver. Afinal, para onde irá Jesus quando Ele voltar? Após o encontro com os remidos nas nuvens (I Tessalonicenses 4:17), a Bíblia ensina que o Messias porá os Seus pés sobre o monte das Oliveiras e Ele será Rei sobre toda a Terra, assentando-Se no trono de Davi. Iniciar-se-á o reinado do Messias na Terra, quando então os salvos “serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com Ele durante os mil anos” (Apocalipse 20:6). O reinado de Cristo terá a duração de mil anos.

Ao completar o período dos mil anos, o Messias entregará “o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo o domínio, toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que Ele reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de Seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte.” I Coríntios 15:24-26. Conforme nos ensinam as Escrituras Sagradas, a morte será extinta quando se completarem os mil anos, ou seja, ao se realizar o juízo final:

“E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Está é a segunda morte, o lago de fogo. E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.” Apocalipse 20:14-15.

Após a Terra encontrar-se totalmente regenerada, livre da morte e da ação de Satanás e dos ímpios, a santa cidade, a nova Jerusalém descerá do Céu e “eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles.” Apocalipse 21:3.

Depois de entregar o reino a Deus, o Pai, “o próprio Filho se sujeitará Àquele que todas as coisas Lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos.” I Coríntios 15:28.

Na nova Terra estará o trono de Deus. Ao profeta João foram mostradas cenas fascinantes da Terra renovada: “Ali não haverá jamais maldição. Nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos O servirão, e verão a Sua face; e nas suas frontes estará o Seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de luz de lâmpada nem de luz do sol, porque o SENHOR DEUS os alumiará; e reinarão pelos séculos dos séculos.” Apocalipse 22:3-5.