Na Casa de Meu Pai Há Muitas Moradas

Questões Bíblicas – Perguntas e Respostas (Parte XVIII)

PERGUNTA: É verdade que Jesus prometeu levar os salvos para o Céu?


I – INTRODUÇÃO

A crença em uma morada nos Céus, não se fundamenta e nem teve sua origem nas Escrituras Sagradas. O chamado “cristianismo”, quase em sua totalidade, defende uma morada nos Céus. Alguns segmentos religiosos creem que os salvos passarão lá por alguns anos, outros acham que estarão lá por mil anos e ainda há outros que creem em uma morada eterna nos Céus. Essa pertinaz e generalizada crença é resultado da influência do mundo pagão, que vem desde a construção da torre de Babel ocorrida logo após o dilúvio (ver Gênesis 11:4) e posteriormente dos impérios que se seguiram, como o Egito, Babilônia, Grécia e Roma.

A Palavra de Deus ensina que a Terra foi dada para habitação do homem:

“Sede benditos do Senhor que fez os céus e a terra. Os céus são os céus do Senhor; mas a terra deu-a Ele aos filhos dos homens.” Salmos 115:15 e 16.

A Terra foi criada perfeita e o próprio Deus achou-a muito boa e assim ela foi entregue ao homem (ver Gênesis 1:31). As más condições do planeta, nos dias atuais, são os resultados da opção definida pelo próprio homem.

No entanto, Deus haverá de cumprir Seus firmes propósitos e a Terra estará restaurada em tempos vindouros, mais especificamente no final do milênio, conforme as palavras dos santos profetas. A Terra voltará às condições paradisíacas do Éden. Esta é uma promessa de Deus:

“Assim diz o Senhor Deus: No dia em que Eu vos purificar de todas as vossas iniquidades, então farei com que sejam habitadas as cidades e sejam edificados os lugares devastados. E a Terra que estava assolada será lavrada, em lugar de ser uma desolação aos olhos de todos os que passavam. E dirão: Esta terra que estava assolada tem-se tornado como JARDIM DO ÉDEN; e as cidades solitárias, e assoladas, e destruídas, estão fortalecidas e habitadas. Então as nações que ficarem de resto em redor de vós saberão que Eu o Senhor, tenho reedificado as cidades destruídas, e plantado o que estava devastado. Eu, o Senhor, o disse e o farei.” Ezequiel 36:33-36.


II – O MESSIAS TEM SEGUIDO AS ORIENTAÇÕES DE DEUS

Ao iniciar o seu ministério, Jesus enfatizou que a razão da sua existência não é para destruir a lei de Deus e nem os ensinamentos que Deus deu aos profetas (ver Mateus 5:17-19).

Portanto, como poderia Jesus prometer uma morada nos Céus aos salvos, sabendo que esta estranha doutrina seria totalmente contraditória se comparada aos ensinamentos de Deus aos Seus profetas no passado?

Em nenhum lugar da Bíblia Deus falou que os salvos terão uma morada nos Céus. Muito ao contrário, as Escrituras Sagradas com muita clareza ensinam que os retos e os íntegros habitarão a Terra e NELA PERMANECERÃO, enquanto que os ímpios e os aleivosos serão arrancados da Terra e dela exterminados (ver Provérbios 2:21 e 22).

Ao Jesus se assentar junto aos seus discípulos, ele proferiu muitos ensinamentos, sendo que um deles em especial merece a nossa atenção:

“Bem-aventurados os mansos, porque eles HERDARÃO A TERRA.” Mateus 5:5.

Jesus estaria em total contradição se tomarmos como base o sonho que teve o rei da Babilônia, Nabucodonosor. A interpretação desse sonho foi dada por Deus ao profeta Daniel. O rei viu em seu sonho uma grande estátua, sendo que a cabeça era de ouro; o peito e os braços de prata; o ventre e as coxas de bronze; as pernas de ferro e os pés em parte de ferro e em parte de barro. Cada parte dessa estátua representava um reino. Assim, se levantariam quatro reinos, os quais, segundo a história seriam: Babilônia, Medo-Persia, Grécia e Roma. Após Roma perder seu domínio como império mundial em 476 dC, a profecia indicava que o mundo estaria dividido. Entende-se, pois, que nenhum império mundial se formaria até a chegada do reino do Messias, representada por uma pedra, lançada sem auxílio de mãos, que esmiuçou completamente a estátua. Essa pedra representa a gloriosa vinda do Messias e do estabelecimento do seu futuro reino na Terra pelo prazo de mil anos. Diz a profecia que esta pedra que feriu a estátua tornou-se um grande monte (reino), e encheu toda a Terra. (ver Daniel 2:25-45).

Não há indicação alguma que esta pedra tenha retornado ao Céu. O que a Palavra de Deus ensina é que esse futuro reino milenar de Cristo será estabelecido na Terra (ver Apocalipse 5:9 e 10) e todo aquele que tiver parte na primeira ressurreição será sacerdote de Deus e de Cristo e reinará com ele durante mil anos (Apocalipse 20:6).

O profeta Zacarias segue a mesma linha e narra os fatos momentosos que ocorrerão na vinda do Messias:

“Eis que vem um dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti. Pois Eu ajuntarei todas as nações para a peleja contra Jerusalém; e a cidade será tomada, e as casas serão saqueadas, e as mulheres forçadas; … Então o Senhor sairá e pelejará contra estas nações, como quando peleja no dia da batalha. NAQUELE DIA ESTARÃO SEUS PÉS SOBRE O MONTE DAS OLIVEIRAS, que está defronte de Jerusalém para o oriente; …” Zacarias 14:1-4.

Jesus foi chamado de MESTRE por ser um profundo conhecedor das Escrituras Sagradas. Ele sabia de todas instruções que Seu Pai havia dado aos profetas, tanto é que ele não se deixou envolver com ideias e filosofias pagãs, mantendo por consequência o seu compromisso com a verdade. Um exemplo a ser seguido por todos os estudiosos da Palavra de Deus.


III – MAS… E AS MORADAS CELESTIAIS?

Como explicar então o seguinte texto?

“Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas, se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14:1-3.

Este texto precisa ser entendido de modo correto. Observa-se que Jesus não prometeu levar os salvos para o Céu. Ele disse simplesmente que para onde ele fosse na sua volta, levaria eles consigo. Jesus não estava tratando de um futuro traslado dos salvos para um encontro com Deus nos Céus, mas disse que voltaria a estar com eles.

Os discípulos estavam acostumados a seguir o Mestre, onde quer que ele fosse. De repente ele começa a falar numa separação e isto lhes trouxe muita tristeza e perturbação. Eles não podiam admitir a ideia de ficarem separados do Senhor. Nas citações que se seguem, Jesus fala, tanto aos judeus incrédulos, como a seus próprios apóstolos, que, para onde ele iria não poderiam segui-lo (ver João 7:33-36; 8:21-23; 13:33).

Com base no que foi exposto, Jesus não prometeu o Céu para ninguém; nem aos seus seguidores e nem aos incrédulos. Todavia, alguém certamente dirá: Jesus falou que não poderiam segui-lo naquele momento, mas que depois o seguiriam:

“Disse-lhe Simão Pedro: Senhor, para onde vais? Jesus lhe respondeu: Para onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.” João 13:36.

Em conformidade com o que foi exposto pelos profetas, Jesus voltará e colocará seus pés no Monte das Oliveiras e em seguida estabelecerá o seu reino na Terra. Ele não voltará ao Céu e muito menos levará os salvos para lá. Após a sua vinda, Jesus estará novamente com todos os que o seguiram e passará a andar com eles aqui na Terra e não no Céu.

E o que dizer sobre as moradas celestiais? Quando elas serão ocupadas pelos salvos? Para responder estas perguntas precisa-se entender o que está escrito no livro do Apocalipse que trata sobre estas moradas:

“E vi a Santa Cidade, a Nova Jerusalém que descia do Céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo. E ouvi uma grande voz, vindo do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles.” Apocalipse 21:2 e 3.

Diz a Palavra de Deus que, depois de passar o milênio e a Terra estiver totalmente purificada, tendo sido destruído o último inimigo, a morte, a nova Jerusalém descerá do Céu. Será que esta cidade estaria repleta de salvos ao descer? Segundo o entendimento da maioria das instituições religiosas, os salvos ao morrerem ocuparão suas moradas na nova Jerusalém. Puro engano. A verdade é que não haverá ser humano algum nela, pois o texto acima afirma claramente que Deus estará com os salvos somente após a descida da Santa Cidade à Terra. Um importante detalhe deve ser observado neste mesmo texto: os verbos estão conjugados no futuro. Exemplo: “...pois com eles HABITARÁ”; “...eles SERÃO o Seu povo”; “...Deus mesmo ESTARÁ com eles.” Caso os salvos já estivessem morando nos Céus, eles certamente estariam com Deus.


IV – CONCLUSÃO

Diante do exposto, o texto de João 14:1-3 não deixa mais dúvidas. Ninguém vai ao Céu morar na Santa Cidade. Esta descerá e somente então, quando ela estiver na Terra é que os santos hão de possuí-la. Ademais, ninguém pode provar que, nesta passagem bíblica, Jesus tenha falado que após sua vinda, voltará aos Céus. Seria uma total contradição, tomando-se como base os ensinamentos de Deus aos Seus profetas.