Jesus e o Arcanjo Miguel são a Mesma Pessoa?

Estudo Sobre a Questão da Preexistência de Cristo (Parte III)

I – INTRODUÇÃO

Alguns grupos religiosos entendem que Jesus e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Muito embora as suas posições sejam conflitantes entre si, eles elaboraram suas equivocadas teses com o único objetivo de alinhá-las com os seus fundamentos de fé pré-estabelecidos. Infelizmente a autoridade da Palavra de Deus está sendo diluída por adição ou por supressão por parte desses grupos religiosos.

É possível através as Escritura Sagradas associar Jesus com o arcanjo Miguel? O que diz a Palavra de Deus a respeito desse majestoso anjo de Deus?

O nome “MIGUEL” (do hebraico: MIKAEL), significa: QUEM É COMO DEUS. O nome dele aparece relatado (cinco) vezes nas Escrituras Sagradas, sendo:

- Daniel 10:13 - “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; e eis que Miguel, um dos primeiros principes, veio para ajudar-me, e eu o deixei ali com os reis da Pérsia.”

- Daniel 10:21 - “Contudo eu te declararei o que está gravado na escritura da verdade; e ninguém há que se esforce comigo contra aqueles, senão Miguel, vosso príncipe.”

- Daniel 12:1 - “Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.”

- Judas 9 - “Mas quando o arcanjo Miguel, discutindo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juízo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda.”

- Apocalipse 12:7 - “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam.”

Miguel é identificado como “arcanjo” apenas uma única vez em todas as Escrituras Sagradas (ver Judas 9). Quando Miguel é descrito como um dos “primeiros príncipes” ou como um dos “príncipes notáveis” (ver Daniel 10:13), isto significa que Miguel compartilha essa posição elevada com outros mais, sendo ele um dos chefes dos anjos ou um dos anjos mais importantes. Entende-se, pois, que um arcanjo é um anjo de maior patente. A Palavra de Deus apresenta várias categorias de anjos: Querubim (ver Gênesis 3:24); Serafim (ver Isaías 6:2 e 6) e Arcanjo (ver I Tessalonicenses 4:16 e Judas 9). Há de se destacar que todos os anjos são seres criados por Deus.

Este tema está sendo debatido no âmbito das comunidades cristãs, no campo da teologia, bem como no campo da cristologia, cujo foco é encontrar subsídios nas Escrituras Sagradas que possam ajudar na elucidação desta tão importante questão. Segundo o entendimento de alguns grupos religiosos seriam Jesus e o arcanjo Miguel a mesma pessoa?


II – UMA SÍNTESE DE ALGUMAS INTERPRETAÇÕES

1. ALGUNS CRÊEM QUE JESUS É O ARCANJO MIGUEL
Esses grupos religiosos cometem um grave equívoco em relação aos ensinos da Palavra de Deus. Segundo a crença deles, Jesus, na sua existência pré-humana, era chamado pelo nome pessoal de Miguel. Crêem inclusive que, após a sua ascensão ao céu, o Filho de Deus reassume o seu nome celestial, passando a ser chamado novamente de Miguel. Para eles o nome Miguel é um nome de honra adotado por ele mesmo e que, segundo eles, não desmerece em absoluto a divindade do Salvador. Crêem inclusive que o “arcanjo Miguel”, citado em Judas 9, era o próprio Jesus. Eles defendem a sua crença com base no que está escrito no livro “Primeiros Escritos”:

“Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe deu vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás procurou reter o corpo, pretendendo-o como seu; mas Miguel ressuscitou Moisés e levou-o ao Céu. Satanás maldisse amargamente a Deus, acusando-O de injusto por permitir que sua presa lhe fosse tirada; Cristo, porém, não repreendeu a Seu adversário, embora fosse por sua tentação que o servo de Deus houvesse caído. Mansamente remeteu-o a Seu Pai, dizendo: 'O Senhor te repreenda.'” Primeiros Escritos, p. 164 – Ellen G. White.

É importante esclarecer que o texto acima extraído do livro Primeiros Escritos, faz uma análise de Judas 9, porém, este versículo bíblico nada diz que Moisés foi ressuscitado e muito menos que ele tivesse sito levado para o céu pelo arcanjo Miguel. O referido texto bíblico diz apenas que houve uma disputa entre o arcanjo Miguel e o diabo a respeito do corpo de Moisés. É muito importante salientar que nenhuma passagem bíblica confirma a ressurreição de Moisés. Com base nos ensinos das Escrituras Sagradas, Moisés está morto e ainda não ressuscitou:

“Assim, morreu ali Moisés, servo do Eterno, na terra de Moabe, segundo a palavra do Eterno. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu;...” Deuteronômio 34:5-7.

Com base no que está relatado nas Escrituras Sagradas, Deus mesmo sepultou o corpo de Moisés e ninguém sabe, até hoje, o lugar de sua sepultura.

Como então explicar o fato de Moisés ter sido visto com Jesus e o profeta Elias no monte da transfiguração? Isto não prova que Moisés está vivo e foi levado para o céu?

Não, absolutamente. Basta apenas analisar todo o relato a respeito desse evento. Falando sobre a sua segunda vinda e com relação ao seu futuro Reino milenar, o Senhor Jesus fez uma promessa para alguns de seus discípulos:

“ Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o Filho do homem no seu Reino.” Mateus 16:27 e 28.

Jesus disse que alguns dos que estavam com ele não passariam pela morte até que vissem o Filho do homem em seu futuro Reino. Seis dias depois, levou consigo os discípulos Pedro, Tiago e João a um alto monte, para cumprir a sua promessa:

“Seis dias depois, tomou Jesus a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com ele.” Mateus 17:1-3.

Tem-se aqui simplesmente uma visão do futuro Reino de Cristo. Atenção: Há algo muito relevante a ser observado nas palavras proferidas por Jesus:

“E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Jesus: A ninguém conteis a VISÃO, até que o Filho do homem ressuscite dentre os mortos.” Mateus 17:9.

Neste texto, como em Apocalipse, a Palavra de Deus apresenta muitos fatos em forma de visões, mas seus personagens são futuros. Como exemplo, o caso relatado em Apocalipse 21:2. Deus mostrou ao profeta João, em visão, a Nova Jerusalém que descia do Céu. Não era algo que estava acontecendo naquele momento. Mas era uma visão de um evento futuro. Sabe-se que a descida da Nova Jerusalém dar-se-á após o milênio, quando o planeta Terra estiver todo restaurado e livre do pecado.

Moisés ainda não ressuscitou, pois, de acordo com Mateus 16:27, quando Jesus vier na Sua glória, somente então retribuirá a cada um segundo as suas obras. Não antes.

Quando Jesus disse que alguns não provariam a morte até que enxergassem o Filho do homem vindo na glória (ver Mateus 16:27 e 28), explica a razão de terem diante deles uma visão, relatada no capítulo seguinte de Mateus. A promessa de Jesus foi cumprida no capítulo 17 de Mateus, prefigurando aí uma situação no futuro Reino do Messias. Portanto, Moisés não está no céu, mas ressuscitará com os demais escolhidos por ocasião da segunda vinda de Cristo e estará com ele em seu futuro Reino.

2. OUTROS CRÊEM QUE JESUS ERA O ANJO QUE GUIOU OS ISRAELITAS ATRAVÉS O DESERTO
Como prova de seus argumentos, esses grupos religiosos citam Êxodo 23:20, 21 e 23; 32:34 e 33:2. Ao citarem Apocalipse 12:7, eles acreditam que quem batalhou contra Satanás e seus anjos, expulsando-os do Céu foi Jesus, conhecido pelo nome pessoal de Miguel. As posições deles estão claramente expressas no livro “Estudo Perspicaz das Escrituras”:

“Isto indica ser Miguel o anjo que guiou os israelitas através do ermo. ...A evidência bíblica indica que o nome Miguel se aplicava ao Filho de Deus antes de ele deixar o céu para se tornar Jesus Cristo, e também depois do seu retorno”. Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 2, p. 829.

As Escrituras Sagradas não declaram expressamente em lugar algum que o arcanjo Miguel e Jesus Cristo sejam a mesma pessoa. Infelizmente estas interpretações são tendenciosas e carecem de fundamentação bíblica.

3. HÁ TAMBÉM OS QUE CRÊEM QUE JESUS E MIGUEL NÃO SÃO A MESMA PESSOA
Esses grupos religiosos apresentam suas convicções com base nas Escrituras Sagradas. Buscam a verdade dos fatos tal qual ela foi dada por Deus.

Afinal, o que dizem os sagrados escritos sobre esse tão importante assunto?


III – DESVENDANDO A QUESTÃO À LUZ DA PALAVRA DE DEUS

A verdade é que não existe uma só passagem bíblica que apoia o raciocínio de que Jesus e o arcanjo Miguel sejam a mesma pessoa. As Escrituras Sagradas em nenhum lugar identificam o arcanjo Miguel como sendo Jesus Cristo. Muito menos o fato de Jesus ter sido o anjo que guiou os isrelitas no deserto. Essa crença não se fundamenta, pois a Bíblia ensina com toda a clareza que Jesus não teve uma preexistência, isto é, não preexistiu como Deus e nem como um anjo e nem mesmo como um arcanjo. Além disso, Jesus não compartilha sua posição com ninguém, pois segundo a Palavra de Deus, ele é o segundo, somente depois de Deus:

“Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao NOME DE JESUS se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” Filipenses 2:9 e 10.

“O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas. FEITO TANTO MAIS EXCELENTE DO QUE OS ANJOS, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” Hebreus 1:3 e 4.

De acordo com os textos bíblicos acima citados, Deus exaltou a Jesus, elevando-o ao lugar mais alto, tornando-o muito melhor que os anjos. O autor do livro aos hebreus faz uma distinção clara entre Jesus e os anjos. Com base no que está escrito, Jesus é muito superior à classe de seres chamados de anjos. Seu nome é mais excelente que o deles. Por isso, Jesus não é o arcanjo Miguel.

A epístola aos hebreus desvenda esta questão:

“Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és Meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele Me será Filho?” Hebreus 1:5.

O autor da epístola aos hebreus está afirmando que Deus nunca disse a um anjo “hoje te gerei”, porém, Ele só disse isso de Jesus. Novamente o autor afirma que Deus nunca disse a um anjo: “Eu lhe serei Pai e ele Me será Filho”.

Outro texto esclarecedor em que se constata que um anjo não pode se assentar à destra de Deus:

“Mas a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à Minha direita até que Eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?” Hebreus 1:13.

A passagem acima é uma citação de Salmos 110:1, cujo texto faz referência ao Messias o qual, após a sua ressurreição, foi elevado ao Céu e assentou-se à direita de Deus Pai (comparar com Marcos 16:19; Romanos 8:34).

Outra passsagem bíblica por demais conclusiva:

“Porque não foi aos anjos que Deus sujeitou o mundo vindouro, de que falamos.” Hebreus 2:5. E, referindo-se ao Filho do homem, diz: “...todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés” Hebreus 2:8.

O apóstolo Paulo confirma esta posição ao escrever sobre o futuro reino milenar do Messias:

“Então virá o fim quando ele (Jesus) entregar o reino a Deus, o Pai. Quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Pois é necessário que ele (Jesus) reine até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo a ser destruído é a morte. Pois se lê: TODAS AS COISAS SUJEITOU DEBAIXO DE SEUS PÉS. ...” I Coríntios 15:24-28).


IV – CONCLUSÃO

Não tem fundamentação bíblica o argumento apresentado por algumas instituições religiosas de que o nome de Jesus tenha sido mudado para Miguel após sua ascensão ao Céu. Será que os membros dessas denominações religiosas dirigem suas orações a Deus em nome de Miguel? É certo que não, pois as Escrituras Sagradas são claras ao dizerem que, após Jesus ter sido elevado ao Céu, “Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome. Para que ao NOME DE JESUS se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra.” Filipenses 2:9 e 10.

Quando Saulo se dirigia à Damasco, subitamente ele foi cercado por um resplendor de luz vindo do Céu. Diz a Palavra de Deus que “caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou JESUS, a quem tu persegues. ...” Atos 9:5.

E mais, o apóstolo João declara enfaticamente que “se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, JESUS CRISTO, o justo.” I João 2:1.

Algumas décadas depois de Jesus ter sido elevado ao Céu, o profeta João recebeu a seguinte mensagem:

“Revelação de JESUS CRISTO, que Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e, enviando-as pelo seu anjo, as notificou a seu servo João.” Apocalipse 1:1.

Tomando-se como base estas e outras passagens bíblicas, pode-se afirmar taxativamente que Jesus, o amado Filho unigênito de Deus, não é o poderoso arcanjo Miguel e não há uma única declaração que o seu nome tenha sido alterado. Após a sua ascensão, Ele sempre tem-se identificado como: JESUS.

No final do livro do Apocalipse, o Filho unigênito de Deus deixa a seguinte mensagem:

“Eu, JESUS, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas a favor das igrejas. Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã.” Apocalipse 22:16.