O Destino Dos Ímpios

O Estado Do Homem Após A Morte (Parte III)

I - INTRODUÇÃO

A errônea doutrina da imortalidade natural do ser humano e a crença do estado consciente na morte são posições que contradizem diretamente o ensinamento bíblico. Estas falsas crenças desenvolveram-se na Grécia, a partir dos ensinamentos dos filósofos Sócrates e Platão. Seus escritos eram utilizados nas escolas gregas e romanas e posteriormente, durante o tempo da grande apostasia da igreja de Roma. Tais doutrinas vieram a se tornar doutrinas fundamentais dentro do cristianismo apostatado.

A grande maioria das instituições religiosas crê que os ímpios existirão por todo o sempre em torturas infindáveis no inferno. Esta crença tem-se arraigado no mundo cristão. A enganadora mensagem de Satanás (“...certamente não morrereis.” – Gênesis 3:4) está incrivelmente sendo aceita e junto com ela tem-se implantado idéias estranhas sobre a natureza do homem e seu destino após a morte. A sentença divina dada no Éden – “...certamente morrerás” Gênesis 2:17, tem sido propositadamente invertida pelo inimigo de Deus.

De uma forma muito clara as Sagradas Escrituras dizem que o homem é mortal (ver Isaías 51:12) e perdeu a chance da imortalidade ao pecar no Éden (ver Gênesis 2:17; 3:24). Por si mesmo o ser humano não tem a vida eterna e esta só é possível aos que recebem verdadeiramente a Jesus como seu Salvador e alcançam nEle a remissão de seus pecados (ver João 6:40 e 54; I João 5:11, 12). Portanto, a imortalidade é alcançada somente por Cristo:

“O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23.

E este precioso dom da vida eterna só será concedido aos salvos na segunda vinda de Jesus (ver Apocalipse 22:12), quando eles serão ressuscitados por Ele e passarão a ser incorruptíveis e imortais (ver I Coríntios 15:51-54).

Ao estudarmos este tema, constataremos que o dom da imortalidade não será dado aos transgressores, pois não amam e não temem a Deus.


II – OS ÍMPIOS – O QUE A PALAVRA DE DEUS DIZ SOBRE ELES?

A Bíblia descreve o ímpio como um tirano (ver Jó 27:13); cruel e injusto (ver Salmos 71:4); enganador e mentiroso (ver Salmos 109:2); violento (ver Salmos 140:4).

O ímpio por causa do seu orgulho não busca a Deus (ver Salmos 10:4); não teme a Deus (ver Salmos 36:1).

O ímpio pratica a iniqüidade (ver Salmos 55:3) e é um transgressor da Lei de Deus (ver Provérbios 28:4 e Isaías 5:24). Muitos religiosos expulsam demônios em nome do Senhor Jesus; profetizam em nome dEle e fazem muitos milagres em Seu nome. Mas Jesus lhes dirá claramente: “Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniqüidade.” Mateus 7:22-23. Quem pratica a iniqüidade é um transgressor da eterna Lei de Deus que foi dada no monte Sinai e escrita pelo próprio dedo de Deus (ver Êxodo 20:3-17 e 31:18)). A Bíblia diz que “pela lei vem o conhecimento do pecado” Romanos 3:20 e “qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade, porque o pecado é iniqüidade.” I João 3:4.

O ímpio não se preocupa com os pobres (ver Provérbios 29:7). O ímpio toma emprestado e não paga (ver Salmos 37:21). Ele deseja o mal (ver Provérbios 21:10).

Não herdarão o reino de Deus, de acordo com a Palavra de Deus, os murmuradores, queixosos, os que andam segundo as suas concupiscências, dizem coisas arrogantes e adulam pessoas por causa do interesse (ver Judas 16), bem como os medrosos, os incrédulos, os abomináveis, os homicidas, os adúlteros, os feiticeiros, os idólatras e todos os mentirosos (ver Apocalipse 21:8). Além desses, temos outros, que estão relacionados em I Coríntios 6:9-10.

III – O QUE ACONTECERÁ COM OS ÍMPIOS?

As Escrituras Sagradas não ensinam que haverá um fogo ardendo eternamente com a finalidade de perpetuar o sofrimento dos ímpios; ao contrário, declara que os ímpios serão aniquilados, consumidos, não mais existirão, serão exterminados e sua vida lhes será tirada. O destino do ímpio é desaparecer para sempre: “Como passa a tempestade, assim desaparecerá o ímpio.” Provérbios 10:25.

Notemos primeiramente o que diz a Bíblia no tocante à sorte dos ímpios:

1. ELES PERECERÃO

“Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

“Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da Minha mão.” João 10:28.

“Mas os ímpios perecerão, e os inimigos do Senhor serão como a beleza das pastagens; desaparecerão, em fumaça se desfarão.” Salmos 37:20

“Pois eis que os Teus inimigos, Senhor, eis que os Teus inimigos perecerão; serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade.” Salmos 92:9.

“Se vos não arrependerdes, todos de igual modo perecerão.” Lucas 13:3.

A definição de “perecer” é: Cessar de viver ou deixar de existir; ser destruído; tornar-se nada; consumir-se; morrer.

2. SERÃO DESTRUÍDOS

“O Senhor guarda a todos os que O amam; mas todos os ímpios serão destruídos.” Salmos 145:20.

“Quando os ímpios brotam como a erva, e florescem todos os que praticam a iniqüidade, é para serem destruídos para sempre.” Salmos 92:7.

“E fará recair sobre eles a sua própria iniqüidade; e os destruirá na sua própria malícia: o Senhor nosso Deus os destruirá.” Salmos 94:23.

A definição de “destruir” é: Aniquilar; exterminar; matar.

3. MORRERÃO

“A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4;

“Desviando-se o justo da sua justiça, e cometendo iniqüidade, morrerá por ela; na sua iniqüidade que cometeu morrerá.” Ezequiel 18:26.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23.

“Mas quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.” Apocalipse 21:8.

A definição de “morrer” é: Cessar de viver; perecer; expirar; deixar de existir.

4. SERÃO DESARRAIGADOS

“Pois o Senhor ama a justiça e não desampara os seus santos. Eles serão preservados para sempre, mas a descendência dos ímpios será desarraigada.” Salmos 37:28.

“Pois aqueles que são abençoados pelo Senhor herdarão a terra, mas aqueles que são por Ele amaldiçoados serão desarraigados.” Salmos 37:22.

“Mas os ímpios serão arrancados da terra e os aleivosos serão dela exterminados.” Provérbios 2:22.

A definição de “desarraigar” é: Pôr fim; arrancar; destruir.

5. SERÃO MORTOS

“Mas julgará com justiça os pobres, e repreenderá com eqüidade os mansos da terra; e ferirá a terra com a vara de Sua boca, e com o sopro dos Seus lábios matará o ímpio.” Isaías 11:4.

“E, quanto àqueles Meus inimigos que não quiseram que Eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os diante de Mim.” Lucas 19:27.

A definição de “matar” é: Causar a morte; destruir.

6. SERÃO CONSUMIDOS

“Tu os (aos inimigos) farás como um forno aceso quando te manifestares; o Senhor os devorará na sua indignação, e o fogo os consumirá.” Salmos 21:9.

“Ai dos que são poderosos para beber vinho, e homens forçosos para misturar bebida forte; dos que justificam o ímpio por presentes, e ao justo negam justiça. Pelo que, como a língua de fogo consome o restolho, e a palha se desfaz na chama, assim a raiz deles será como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porque rejeitaram a lei do Senhor dos exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.” Isaías 5:22-24.

A definição de “consumir” é: Corroer até à destruição; destruir.

7. NÃO MAIS EXISTIRÃO

“Pois ainda um pouco, e o ímpio não existirá.” Salmos 37:10.

“Desapareçam da Terra os pecadores, e os ímpios não sejam mais.” Salmos 104:35.

“...serão como se nunca tivessem sido.” Obadias 16.

8. SERÃO EXTERMINADOS

“Os ímpios serão arrancados da Terra, e os aleivosos serão dela exterminados.” Provérbios 2:22.

“Pois eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade, serão como restolho; e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos exércitos, de sorte que não lhes deixará nem raiz nem ramo.” Malaquias 4:1.

A definição de “exterminar” é: Aniquilar, destruir, fazer perecer totalmente.

9. TORNAR-SE-ÃO EM CINZAS

“E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés naquele dia que prepararei, diz o Senhor dos exércitos.” Malaquias 4:3.


IV – QUANDO E COMO SERÁ A PUNIÇÃO AOS TRANSGRESSORES?

A verdade é que Deus não tem “prazer na morte do ímpio, mas sim em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva.” Ezequiel 33:11.

Os ímpios ressuscitarão após findar o Reino Milenar Messiânico (ver Apocalipse 20:5). Esta ressurreição é para condenação (ver João 5:29). Os ímpios mortos ressuscitarão para enfrentarem o juízo final e serão julgados segundo suas obras. Serão condenados e lançados no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte (ver Apocalipse.20:11-15 e 21:8).

Os ímpios não receberão sua punição logo ao morrerem. A Palavra de Deus ensina que eles vão ter que esperar até “o dia do juízo, para serem castigados.” II Pedro 2:9.

O Senhor Jesus disse que os ímpios serão punidos com o fogo eterno (ver Mateus 25:41). A palavra “eterno”, encontrada no Novo Testamento, vem do termo grego “aion” ou do adjetivo “aionios”, que é derivado daquele substantivo.

Queria o Senhor Jesus dizer que, quem sofre a pena do fogo eterno, fica queimando durante toda a eternidade? Temos certeza que não. As Escrituras Sagradas relatam a história de Sodoma e Gomorra, as quais sofreram a pena do fogo eterno.(ver Judas 7) e sumiram num momento (Lamentações 4:6). Segundo estudiosos, essas cidades estavam situadas na região do Mar Morto, todavia lá não existe nada queimando atualmente. A própria Bíblia com precisão relata que Deus reduziu Sodoma e Gomorra a cinzas (ver II Pedro 2:6). O destino dessas cidades, como está escrito nesse mesmo texto, é uma advertência para os ímpios sobre o destino que lhes está preparado. Portanto, se o “fogo eterno (aionios)” daquele juízo ocorrido há tanto tempo, matou e reduziu a cinzas os ímpios moradores daquelas cidades, podemos razoavelmente concluir que o “fogo eterno” mencionado por Jesus igualmente o fará.

Um tema específico abordará os termos bíblicos como: “tormento eterno”; “atormentados de dia e de noite para todo o sempre”; “inferno”; “fogo que não se apagará”; “seu bicho nunca morrerá”.


V – CONCLUSÃO

Os textos bíblicos apresentados dão-nos uma idéia clara sobre o verdadeiro destino dos ímpios. Eles deverão ser inteiramente destruídos, consumidos em fumaça, reduzidos a cinzas. Havendo-se eles inseparavelmente aliado ao pecado, terão perdido o direito à vida e à existência imortal, e escolhido o caminho da morte e da destruição. Por sua escolha ter-se-ão provado indignos e perdido a grande oportunidade de alcançar vida eterna. Sua destruição será, em realidade, um ato de amor e misericórdia da parte de Deus; porque perpetuar-lhes a vida só seria perpetuar o pecado, a tristeza, o sofrimento, e miséria. Estará finda a experiência do pecado, e cumprir-se-á o plano divino original de povoar a Terra com uma raça de seres santos e felizes.