Como será a prisão de Satanás durante o milênio?

O Santuário e o dia da expiação (Parte II)

1. A TERRA ESTARÁ VAZIA DURANTE O MILÊNIO?

a) De onde surgiu a idéia de se associar a prisão de Satanás a uma Terra vazia?

Muitos sinceros cristãos ao elaborarem a doutrina de que o bode emissário é Satanás (Levítico 16), tiveram que associar uma obra para este bode num deserto. Neste caso, seria então uma terra vazia onde ele amargaria os pecados da humanidade. Para os defensores dessa doutrina, seria uma “prisão circunstancial” para Satanás, pelo fato de a Terra estar vazia e principalmente pelo fato de Satanás e suas hostes não mais poderem viajar pelo universo. Acreditam que o bode emissário, usado no dia da expiação e posteriormente enviado ao deserto, carregando sobre si todas as iniqüidades confessadas pelo povo de Deus, era um símbolo de Satanás. Eles acreditam que durante o milênio Satanás será banido para a Terra desolada, a qual se transformará num deserto despovoado e horrendo, enquanto que a igreja de Cristo vai para o Céu, onde permanecerá por mil anos. Enquanto isso todo ser vivente na Terra será destruído.

No entanto, como o bode emissário não poderia representar Satanás, pois está escrito na Palavra de Deus que os dois bodes, tanto um como o outro fazia expiação:

“E da congregação dos filhos de Israel tomará dois bodes para oferta pelo pecado e um carneiro para holocausto. ...E Arão lançará sortes sobre os dois bodes: uma sorte pelo Senhor, e a outra sorte pelo bode emissário. ...Mas o bode, sobre que cair a sorte para ser bode emissário, apresentar-se-á vivo perante o Senhor, para fazer expiação com ele, para enviá-lo ao deserto como bode emissário. ...Assim aquele bode levará sobre si todas as iniqüidades deles à terra solitária; e enviará o bode ao deserto.” Levítico 16:5, 8, 10 e 22.

Os dois bodes tinham que ser perfeitos, isto é, deveriam ser sem mancha e sem defeito. Neste caso, eram tão semelhantes que foi lançado sortes entre ambos. Satanás não se assemelha com Cristo em nada. A verdade é que ambos os bodes eram expiatórios e representavam as duas etapas da obra de Cristo: morrer e levar para fora do arraial as culpas confessadas pelo povo de Deus. Em nenhum lugar na Bíblia está escrito que Satanás irá carregar as nossas iniqüidades. O Filho de Deus é o único que tira o pecado do mundo e tomou sobre Si as nossas iniqüidades (Isaías 53:4-12).

Será que o bode emissário era culpado do pecado do povo? Ou foi posta sobre ele a culpa? Pense bem, nossa culpa foi posta sobre Jesus.


b) Que relação existe entre Apocalipse 20 e uma Terra vazia?

Nenhuma. Em parte alguma deste capítulo fala em Terra vazia. Ao contrário, a prisão de Satanás dar-se-á porque haverá nações vivendo na terra, e que não deveriam mais ser vítimas dele. Observe bem a seguinte passagem bíblica:

“E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos. Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não enganasse as nações, até que os mil anos se completassem. E depois importa que seja solto, por um pouco de tempo.” Apoc. 20:1-3.

Analisando o texto bíblico, conclui-se que Satanás será lançado no ABISMO. Em parte alguma deste capítulo fala em terra vazia. Ao contrário, a prisão de Satanás dar-se-á porque haverá nações na Terra durante o milênio, as quais não deveriam mais ser vítimas dele. Não se prende um ladrão porque não há bancos para roubar, mas porque há.

É muito estranha a conclusão de alguns teólogos ao afirmarem que a prisão do inimigo de Deus era para que ele não mais “tentasse e molestasse” os habitantes de outros mundos. Acontece que os verbos “tentar” e “molestar” não são encontrados no texto bíblico acima. O termo usado é “para que não mais enganasse as nações.” Tentar e molestar não são a mesma coisa que enganar. Supondo que eles acreditem que as palavras tenham o mesmo sentido, será que Satanás vinha enganando outros mundos até o dia da segunda vinda de Jesus? Esta crença tem algum fundamento bíblico? Quando fazem esta afirmação não mencionam uma única passagem bíblica. Por quê? A verdade é que a Bíblia não apóia tal raciocínio. Não existe a tal “Prisão Circunstancial”. Tudo precisa ser provado pela Bíblia.


c) Pode-se associar a idéia de uma Terra vazia durante o milênio, ao estado do planeta no princípio de sua existência?

Nada a ver. Os que defendem essa idéia dizem que o planeta Terra transformar-se-á num deserto, pois entendem que o bode emissário, equivocadamente interpretado como sendo Satanás, será enviado ao deserto. Dizem que a Terra volta a ser o que era no início, ou seja, um deserto. Quem disse que a Terra na criação era um deserto? Que a Terra era sem forma e vazia, na criação, é certo, pois a Bíblia assim o diz. Mas comparar a situação da Terra durante os mil anos, com a situação da Terra na criação, é imaginação sem fundamento bíblico.

Como era a Terra? Seria possível uma descrição correta? Deus é muito bom e não poderíamos deixar de exaltá-Lo por Suas grandes revelações. Ele dá-nos detalhes de como era a Terra no princípio da criação:

“Lançou os fundamentos da Terra, para que não vacile em tempo algum. Tu a cobres com o abismo, como com um vestido; as águas estavam sobre os montes. À Tua repreensão fugiram, à voz do teu trovão se apressaram. Sobem os montes, descem aos vales, até ao lugar que para elas fundaste. Limite lhes traçaste, que não ultrapassarão. Para que não tornem mais a cobrir a Terra.” Sal. 104:5-9.

Aqui está a verdade sobre o estado do planeta na criação e porque era sem forma e vazia. A Terra ou a parte sólida estava totalmente envolta pelas águas como que dentro de um vestido. O versículo 6 diz que as águas cobriam os montes. Somente quando o Senhor ordenou-lhes é que vieram para os seus lugares, formando as fontes nos montes e originando os rios e mares, surgindo assim a porção seca: “E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca. E assim foi. E chamou Deus a porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares. E viu Deus que era bom.” Gên. 1:9-10.

Não é maravilhoso? Assim como a Terra no princípio de sua existência não era um deserto, igualmente podemos afirmar que no futuro, a Terra ou porção seca, jamais será submersa pelas águas. Deus disse: “E Eu convosco estabeleço o Meu concerto, que não mais será destruída toda a carne pelas águas do dilúvio, e que não haverá mais dilúvio, para destruir a Terra.” Gên. 9:11.


d) Como entender Jeremias 4:23-26, cujo texto bíblico é usado como base para a teoria da Terra vazia durante o milênio?

A Terra vazia que Jeremias viu refere-se à cidade de Jerusalém e seus contornos, devastados pelo exército de Nabucodonosor, antes do exílio babilônico de 70 anos. Basta ler os versículos anteriores e os posteriores, os quais lançam luz sobre o assunto. Contrariando completamente a hermenêutica, certos líderes religiosos têm o costume de fundamentar suas teorias em apenas alguns versículos isolados e aí está o erro. O contexto de Jeremias 4 fala de um mal que viria do norte e que o alvo seria os habitantes de Judá e Jerusalém. (Ver Jeremias 4:3, 5-7 e 16). A profecia apontava para o cativeiro babilônico por 70 anos. Nada a ver com o milênio.

O que diz Jeremias 4:23-26?

“Observei a terra, e eis que estava assolada e vazia; e os céus, e não tinham a sua luz. Observei os montes, e eis que estavam tremendo; e todos os outeiros estremeciam. Observei e vi que homem nenhum havia e que todas as aves do céu tinham fugido. Vi também que a terra fértil era um deserto, e que todas as suas cidades estavam derribadas diante do Senhor, diante do furor da Sua ira.”

A descrição desse fato não termina aí. Os defensores dessa equivocada teoria de uma Terra vazia durante o milênio, não relatam o que vem a seguir. Observem o que diz o texto seguinte:

“Porque assim diz o Senhor: Toda esta terra será assolada; de todo, porém, a não consumirei.” Jeremias 4:27.

O relato a seguir mostra que Deus cumpriu a Sua promessa:

“Ao clamor dos cavaleiros e dos frecheiros fugiram todas as cidades; entraram pelas nuvens e treparam pelos penhascos; todas as cidades ficaram desamparadas, e já ninguém habita nelas.” Jeremias 4:29.

Os restantes dos habitantes de Jerusalém e das cidades de Judá fugiram para onde? O relato bíblico diz que eles fugiram para as montanhas. Não são estes, portanto, sobreviventes?

Temos também o relato do que aconteceu após a invasão dos babilônios na terra de Judá:

“Mas aos pobres dentre o povo, que não tinham nada, Nebuzaradão, capitão da guarda, deixou-os ficar na terra de Judá; e ao mesmo tempo lhes deu vinhas e campos.” Jeremias 39:10.

O profeta Jeremias não foi levado à Babilônia. Ele fez a opção de ficar na terra de Judá:

“Assim veio Jeremias a Gedalias, filho de Alcão, a Mizpá, e habitou com ele no meio do povo que havia ficado na terra.” Jeremias 40:6.

Se alguém insistir que haverá aqui duplo cumprimento, ou seja, que isto também se cumprirá no futuro, observem o seguinte:

• A destruição nos dias de Nabucodonosor não foi plena e que, neste cerco e destruição, restaram sobreviventes. O texto de Jeremias 4:27 é taxativo: “De todo, porém, a não consumirei.”

• Esse episódio não pode representar o que irá acontecer durante o milênio, pois os que foram levados de Jerusalém e das terras de Judá tornaram-se cativos de Babilônia. Os defensores de uma terra vazia durante o milênio dizem que os salvos foram tirados da Terra e levados para o Céu. Pergunta-se: Estarão os salvos no Céu na condição de “cativos”? Podemos associar esses dois fatos? É evidente que não. Um fato nada tem a ver com o outro.

A Bíblia prova-nos que a Terra nunca mais estará vazia, pois Ele a criou para ser habitada. As Sagradas Escrituras dizem o seguinte:

“Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada; Eu sou o Senhor e não há outro.” Isaías 45:18.

A Terra não será totalmente destruída, mas poucos homens sobreviverão ao holocausto final da guerra do Armagedom:

“Por isso a maldição consome a terra; e os que habitam nela serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão.” Isaías 24:6.

A parte final desta passagem bíblica é omitida nos escritos daqueles que defendem a teoria de uma Terra vazia durante o milênio. Por que isto? É porque esta frase traz muitos dissabores, dentro do pensamento que eles tentam impor.



2. A EXPULSÃO DE SATANÁS DO CÉU.

a) Após o conflito que houve no Céu, para onde foi lançado Satanás?

A Palavra de Deus nos ensina que Satanás e seus anjos foram lançados sobre o planeta Terra:

“Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele. ..Mas ai da terra e do mar, porque o Diabo desceu a vós com grande ira. ....Quando o dragão se viu precipitado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão.” Apoc. 12:7-9, 12 e 13.

Essa expulsão ocorreu com a morte de Jesus. Restrito ao planeta Terra, Satanás inicia sua ofensiva contra os escolhidos de Deus:

“Quando o dragão se viu precipitado na terra, perseguiu a mulher que dera à luz o filho varão.” Apocalipse 12:13.

Certa ocasião, um pouco antes de Sua morte, o Senhor Jesus fala de Sua glorificação:

“ Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do homem. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo caindo na terra não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.” João 12:23-24.

Neste contexto, Jesus comenta sobre a expulsão de Satanás:

“ Agora é o juízo deste mundo; agora será expulso o príncipe deste mundo. João 12:31.

Não encontramos na Bíblia nenhuma referência que Satanás tivesse acesso a outros mundos depois da morte de Jesus, isto porque, o texto de Apocalipse 12:8 diz claramente o seguinte: “...nem mais o seu lugar se achou no céu.”




3. DURANTE O MILÊNIO SATANÁS ESTARÁ PRESO NO ABISMO.

a) O que significa a palavra “abismo”?

A Bíblia diz em Apocalipse 20:3 que Satanás durante o milênio será lançado no abismo. O abismo, segundo as Escrituras Sagradas, é um lugar profundo, escuro e envolvente. Quem se achar num lugar deste, não poderá mexer-se ou locomover-se e estará incomunicável. Em se tratando do homem, certamente morrerá.

Vejamos algumas provas bíblicas, do que é um abismo:

a) Como sepultura – “Senhor, fizeste subir a minha alma da sepultura; conservaste-me a vida para que não descesse ao abismo.” Salmos 30:3.

b) Como fontes de águas debaixo da superfície e fontes do abismo – “No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram.” “Cerraram-se também as fontes do abismo, e as janelas dos céus, e a chuva dos céus deteve-se.” Gên. 7:11 e 8:2.

c) O abismo onde esteve Jonas – “As águas me cercaram até à alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Eu desci até aos fundamentos dos montes; os ferrolhos da terra correram-se sobre mim para sempre; mas Tu livraste a minha vida da perdição, ó Senhor meu Deus.” Jonas 2:5-6.

d) Coré, Datã e Abirão descem vivos ao abismo - “Mas se o Senhor criar alguma coisa inaudita e a terra abrir a sua boca e os tragar com tudo o que é seu, e vivos descerem ao abismo, então conhecereis que estes homens desprezaram ao Senhor. E aconteceu que, acabando ele de falar todas estas palavras, a terra debaixo deles se fendeu. Abriu sua boca, e os tragou com as suas casas, como também a todos os homens que pertenciam a Coré, e a todos os seus bens. Ele e todos os que lhes pertenciam desceram vivos ao abismo.” Números 16:30-33.

Por estes versículos, como interpretar a prisão de Satanás no abismo, conforme lemos em Apocalipse 20:1-3? Não é possível imaginar Satanás vagueando pela face da Terra, pois a superfície da Terra segundo as Escrituras Sagradas não é abismo. Satanás será imobilizado e tirado de circulação pelos mil anos. Como fica alguém dentro duma sepultura, ou soterrado num terremoto? Como ficaram Coré, Datã, Abirão e familiares no abismo em que desceram? Interessante é o termo “desceram” , o que prova que o abismo não é na superfície da Terra. E Jonas como ficou? Como os versículos disseram, ele não se sentiu livre para vaguear de um lado para o outro. Jonas viu-se em grande aflição, cercado de águas, envolvido pelo abismo, enrolado por algas e nas profundezas, como se expressou: “...eu desci aos fundamentos dos montes...” Como se sentiu Jonas neste abismo? “...os ferrolhos da terra correram-se sobre mim...” Aí nos prova que o abismo, de fato é uma prisão que imobiliza.

Além de isolado no abismo, a Bíblia diz-nos que haverá um selamento, o que significa que terminantemente estas hostes não terão como violar este lacre e escapar. Como exemplo disto, podemos citar o selamento da cova dos leões com o anel de Dario e seus grandes, para manter Daniel preso:

“E foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que não se mudasse a sentença acerca de Daniel.” Daniel 6:17.

O selamento do sepulcro de Jesus, também tinha por objetivo impedir que o corpo do Mestre fosse removido daquele lugar:

“E indo eles, seguraram o sepulcro com a guarda, selando a pedra.” Mat. 27:66.


b) Teria o termo “abismo” o mesmo sentido de “superfície da Terra”?

Muitos sinceros cristãos ensinam que “abismo” é o mesmo que “superfície da Terra” e os sofrimentos de Satanás resumem-se ao fato de não ter a quem tentar. Será isto verdade? Certa feita Jesus deparou-Se com os endemoninhados gadarenos que Lhe perguntaram:

“E eis que clamaram, dizendo: Que temos nós contigo, Jesus filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo?” Mat. 8:29. “E rogavam-Lhe que os não mandasse para o abismo.” Lucas 8:31.

Meditemos nestas duas revelações importantes:

a) Superfície da Terra não é um abismo, pois se fosse, estes demônios não iriam rogar que não os mandasse para o abismo, pois já estavam nele.

b) O abismo ser-lhes-ia um lugar de tormentos e eles sabiam que futuramente iriam para lá, porém não lhes era ainda chegada a hora.

Passear de um lugar para o outro na Terra não é um tormento, tampouco um abismo. Há muito mais segurança confiar na Palavra de Deus do que seguir teorias humanas. As promessas de Deus são infalíveis. Ele falou e assim sucederá.



4. O VERDADEIRO OBJETIVO DA PRISÃO DE SATANÁS.

a) Por que Satanás terá que ser preso durante o milênio?

No início Deus criou a Terra perfeita. Seus planos revelavam o projeto de um planeta maravilhoso onde reinaria a justiça. Nele habitariam homens santos, os quais Jesus nomeou como “os filhos do Reino” (Mateus 13:38). Quando o pecado alojou-se na Terra, surgiram os ímpios. A evangelização e a conversão das nações ao longo de todas as épocas têm sido barradas pela atuação do inimigo.

A vinda do Messias marcará o fim desta era de pecado. O milênio terá início, com Jesus reinando na terra. Sobre esse assunto a Bíblia diz o seguinte:

“Logo que tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação; e para o nosso Deus os fizeste reino, e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.” Apocalipse 5:8-10.

“Bem aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele durante os mil anos.” Apocalipse 20:6.

Esse reinado visa erradicar o pecado, trazer justiça e levar o planeta Terra de volta às origens. Haverá nações povoando o planeta Terra durante o milênio. Para isso é mister prender, desativar o maligno e suas hostes.

O texto de Apocalipse 20:3 enfatiza isto:

“Lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que mais não enganasse as nações, até que os mil anos se completassem.”

A Bíblia diz que a prisão de Satanás será necessária porque haverá nações na Terra durante o milênio. É uma conclusão óbvia e racional. Portanto, a Terra não ficará desolada e vazia. O Senhor Jesus ao voltar a este planeta, terá que interromper a destruição provocada pelo próprio homem. É evidente que por trás de tudo isto está Satanás. Esta intervenção tem o objetivo de preservar o planeta e não para causar sua total destruição. Deus não tem prazer na morte e sim na vida e sua preservação:

“A tua justiça é como as grandes montanhas; os Teus juízos são um grande abismo. Senhor, Tu conservas os homens e os animais.” Salmos 36:6.

Deus prometeu que nunca mais tornará a ferir todo o vivente (os não salvos) como fez durante o dilúvio:

“E o Senhor cheirou o suave cheiro e disse o Senhor em Seu coração: Não tornarei mais a amaldiçoar a terra por causa do homem; porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice, nem tornarei mais a ferir todo o vivente, como fiz. Enquanto a terra durar, sementeira e sega, e frio e calor, e verão e inverno, e dia e noite, não cessarão.” Gênesis 8:21-22.

Assim, quem defende uma destruição total dos viventes, na vinda de Cristo, está colocando Deus em contradição consigo mesmo. Essas nações serão regidas com vara de ferro por Jesus e pelos salvos durante o milênio:

“Ao que vencer, e ao que guardar as Minhas obras até o fim, Eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, ...” Apocalipse 2:26-27.

Que nações são estas que povoarão o planeta Terra durante o milênio e que serão regidas por Cristo e os salvos?

Para os que crêem que os salvos irão morar nos céus e a Terra estiver assolada e vazia durante o milênio, fazemos as seguintes perguntas:

• Que nações são estas a serem regidas com vara de ferro pelo Messias e pelos salvos durante o milênio?


• Sobre quem lá os reis e sacerdotes haverão de reinar?


• Oficiarão eles o sacerdócio a favor de quem?


• Quem lá no céu serão os súditos dos salvos? Não pode haver rei sem subordinados. O sacerdote exerce um trabalho de mediação entre alguém espiritualmente mais fraco e o Senhor Deus.


• Quem lá no céu serão estes que precisarão da oração e da pregação da Palavra?

A equivocada interpretação das funções dos dois bodes no dia da expiação, trouxe uma série de problemas para muitos sinceros cristãos. Tendo a expiação sido completada com a morte de Jesus, cai por terra a teoria da continuidade do processo expiatório no santuário celestial a partir de 1844. Como entender então Daniel 8:14? Um outro tema abordará com muita profundidade a questão das 2300 tardes e manhãs e a purificação do santuário.