Apóstolo Paulo – Um Grande Defensor do Deus Único

Doutrina da Trindade, falsa ou verdadeira? (Parte VI)

I – INTRODUÇÃO

De uma maneira clara e objetiva, o apóstolo Paulo ensinava que há apenas um único Deus. Não podia ser diferente, pois ele era israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim (ver Romanos 11:1). Além de ser israelita, ele era fariseu e filho de fariseus (ver Atos 23:6). Educado aos pés de Gamaliel, um fariseu, famoso por sua sabedoria e tolerância. Portanto, Paulo foi educado na observância exata da lei de seus pais, sendo zeloso para com Deus (ver Atos 22:3).

Paulo nasceu na cidade grega de Tarso, um próspero e renomado centro de educação e filosofia na Cilícia na região sul da Ásia Menor. Ele vivia nos dois mundos das culturas grega e judaica.

Resumindo, as experiências de Paulo tornaram-se impactantes após ser chamado pelo próprio Jesus, quando estava a caminho de Damasco, credenciando-o para levar o evangelho aos gentios, reis e filhos de Israel (ver Atos 9:1-15). Esse chamado deu-se por volta de 35 dC, após a crucificação de Jesus. Anos mais tarde Paulo descreveu esse acontecimento, dizendo: “Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou e me chamou pela Sua graça, revelar Seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios…” Gálatas 1:15 e 16. Paulo era um judeu extremamente preparado por causa do seu conhecimento profundo da lei, da história de Israel e da graça e do amor de Deus.


II – EM DEFESA DO DEUS ÚNICO

Os historiadores possuem a convicção de que as epístolas de Paulo foram escritas no idioma grego. Sendo assim, algumas palavras concernentes a Deus e à pessoa de Jesus Cristo, escritas pelo apóstolo Paulo, precisam ser analisadas corretamente, respeitando o seu real significado de acordo com o idioma em que elas foram escritas.

A palavra grega “THEOS” é traduzida para o português como: DEUS ou DEUS SUPREMO.

Enquanto que a palavra grega “KYRIOS” é traduzida para o português como: SENHOR, no sentido de MESTRE ou AUTORIDADE.

Ao escrever sua carta aos coríntios, ele enfatizou o seguinte:

“Quanto, pois, ao comer das coisas sacrificadas aos ídolos, sabemos que o ídolo nada é no mundo, e que não há outro Deus (THEOS), senão UM SÓ. Pois ainda que haja também alguns que se chamem de deuses, quer no céu quer na terra (como há muitos deuses e muitos senhores), todavia para nós há UM SÓ Deus (THEOS), o Pai, de quem são todas as coisas e para quem nós vivemos; e um só Senhor (KYRIOS), Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas e por ele nós também.” I Coríntios 8:4-6.

A interpretação deste texto é extremamente simples. De acordo com o dicionário da língua portuguesa:

a) “UM” significa: único
b) “SÓ” significa: desacompanhado; que é só um; único.

A declaração de Paulo é tão clara, sendo impossível deturpar esse texto com interpretações diferentes, pois ele escreveu que esse único Deus (THEOS) é o Pai de Jesus Cristo.

Lembrem-se o que o Messias disse ao seu Pai:

“E a vida eterna é esta, que Te conheçam a Ti só, como único Deus (THEOS) verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele Tu enviaste.” João 17:3.

O apóstolo Paulo fez outra declaração bombástica, que fará tremer as estruturas de muitas denominações religiosas que defendem a falsa doutrina da trindade. O texto de I Coríntios 15:24-28 diz que quando vier o tempo do fim, Jesus entregará o reino a Deus, o Pai, quando houver destruído todo domínio, e toda autoridade e todo poder. Jesus vai reinar até que haja posto todos os inimigos debaixo de seus pés, sendo a morte o último inimigo a ser destruído. SERÁ QUANDO O FILHO SE SUJEITARÁ A DEUS, PARA QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS.

Lembramos que Jesus reinará durante mil anos. O seu reinado milenar iniciar-se-á logo após a sua vinda a esta Terra e seu reinado será na Terra e não no Céu (ver Apocalipse 20:6; 5:10).

O apóstolo Paulo escreveu também aos efésios que existe apenas “UM SÓ Senhor (KYRIOS), uma só fé, um só batismo e UM SÓ Deus (THEOS) e Pai de todos, O qual é sobre todos e por todos e em todos.” Efésios 4:5 e 6.

Paulo chamou a atenção da comunidade de Éfeso que Jesus Cristo é o único Mestre e/ou Autoridade entre todos os seres humanos. Como também chamou a atenção que não há outro Deus além de seu Pai.

Ao jovem Timóteo o apóstolo Paulo escreveu:

“Porque há UM SÓ Deus (THEOS), e UM SÓ Mediador entre Deus (THEOS) e os homens, Cristo Jesus, homem.” I Timóteo 2:5.

“Porque no devido tempo Cristo será revelado do céu pelo bendito e único Deus (THEOS) Todo Poderoso, ...o único que possui ELE SÓ a imortalidade, e habita em luz inacessível; a Quem nenhum dos homens tem visto e nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno.” I Timóteo 6:15 e 16.

A dedução que se faz desses textos é a seguinte: Deus é um só. O Pai de Jesus é o único Deus Todo Poderoso e é o único que possui Ele só a imortalidade. É o único que nenhum homem viu e pode ver.

Em nenhum momento o apóstolo Paulo considera o nosso Salvador como sendo Deus. Ele é apresentado como sendo o único Mediador entre o único Deus e os homens. Os atuais teólogos deveriam estar envergonhados, pois Paulo escreveu ao jovem Timóteo que Jesus é HOMEM e não Deus (ver I Tim. 2:5).


III - ALGUNS TEXTOS MAL COMPREENDIDOS

1. O primeiro texto a ser analisado é o seguinte:

“Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus. Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até a morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:6-8).

Estes versículos são comumente usados pelos defensores da falsa doutrina da trindade. Eles acreditam na preexistência literal de Jesus. Argumentam que Cristo tinha a natureza de Deus antes de seu nascimento (natureza inerente) e foi isso que ele sacrificou ao vir à Terra para viver como um ser humano. Dizem eles que Cristo teve que se despojar do seu direito à divindade, para se tornar carne, morrer e se tornar escravo. Isto não é verdadeiro.

Para entender o que o apóstolo Paulo escreveu, precisamos consultar os significados das palavras no idioma grego.

O texto diz: “SENDO em forma de Deus”. Isto significa “ser” e continuar a ser na forma de Deus. Portanto, Cristo nunca deixou de estar sob a forma de Deus, uma vez que em aparência e comportamento desde o seu nascimento, ele sempre exemplificou o caráter do Pai. A palavra grega utilizada para explicar “sendo” é HUPARCHON.

Para se entender melhor o significado desta palavra, temos a passagem de Atos 2:30. Pedro, referindo-se ao patriarca Davi disse: “Sendo (huparchon), pois ele profeta, e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono.” Portanto, sendo Davi um profeta não significa ser originalmente antes de nascer um profeta, mas sim ser um profeta, e continuar sendo um profeta.

Em seguida o texto diz “em FORMA de Deus”. No original grego temos a palavra MORPHÉ, significando “forma”.

MORPHÉ significa: ESTADO NA VIDA, POSIÇÃO QUE UM SUSTÉM (posição representativa), POSIÇÃO DE ALGUÉM.

Paulo usou corretamente a palavra “MORPHÉ” ao invés de “EIDOS”. Porque EIDOS transmite a ideia de uma natureza inerente, forma verdadeira enquanto que MORPHÉ significa figura, forma, aparência, posição representativa.

Como exemplo de posição representativa, temos o relato bíblico a respeito de Moisés, ao qual Deus disse se apresentar ao Faraó como se ele fosse Deus (ver Êxodo 4:16 e 7:1). Isto significa que Moisés agiu como se fosse Deus na terra. Ele era o líder designado para atuar por Deus e possuiu a autoridade que Deus lhe havia dado, para levar o próprio nome ou título de Deus.

Mas o texto bíblico em análise diz também que Cristo “ESVAZIOU-SE”. O apóstolo Paulo escreve aos Filipenses do homem histórico - Cristo Jesus, não de uma pessoa que viveu anteriormente como Deus. É esta pessoa histórica que se esvaziou.

A palavra ESVAZIAR sugere que o Messias pôs de lado qualquer tentação que pudesse levá-lo a se exaltar. Ele não deixou dentro de si mesmo nenhum espaço para o orgulho, a arrogância e nenhum plano feito sem a submissão total à vontade de Deus (ver Hebreus 10:7-10).

Os defensores da falsa doutrina da trindade equivocadamente afirmam que Jesus é Deus. No entanto, não existe na Bíblia a ideia de um ser essencialmente imortal se tornar mortal, pois a própria definição da palavra “imortalidade” em si mesma encerra esta verdade. A natureza de Deus é essencialmente imortal, sendo diferente da natureza do homem, que é mortal.

Por essa razão Cristo não é Deus, mas era um ser humano, sujeito à morte. Há diversos textos que provam que ele morreu de fato e que era um ser humano de fato. Hoje podemos dizer que o Messias é imortal, pelo fato de ter sido ressuscitado pelo Pai. O apóstolo Paulo escreveu:

“Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.” Romanos 6:9.

Esta verdade é incontestável. De acordo com o texto acima, a imortalidade somente foi concedida ao Messias após a ressurreição. Novamente o apóstolo Paulo esclarece:

“Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual.” I Coríntios 15:44.

Neste texto o apóstolo Paulo diz que na ressurreição, o corpo natural (sujeito à morte) se transformará em imortal (corpo espiritual). Em I Coríntios 15:46 ele continua defendendo esta sequência: primeiro o corpo natural, depois o corpo espiritual.

Se Cristo preexistiu como Deus, a força do argumento de I Coríntios 15:44 e 46 não mais tem valor algum. Se Cristo preexistiu como Deus conforme ensinam os defensores da falsa doutrina da trindade, essa ordem seria invertida e seguramente Paulo estaria negando as Escrituras.



2. O segundo texto mal compreendido é:

“Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” Colossenses 2:8 e 9.

É importante enfatizar que no capítulo anterior o apóstolo Paulo diz:

“Porque aprouve a Deus que nele habitasse toda a plenitude.” Colossenses 1:19.

Portanto toda a plenitude mora em Cristo porque isso foi do agrado do Pai, porque foi pela própria escolha de Deus. Isto quer dizer que a plenitude da divindade que mora em Cristo é dele em resultado duma decisão do Pai. Isto significa que ter Cristo aquela plenitude não o torna igual ao Deus Todo Poderoso. Se isso não fosse, Paulo estaria em total contradição consigo mesmo.

Paulo confirma mais uma vez que Jesus não é Deus. Pois se ele fosse Deus, não haveria a necessidade de uma decisão por parte de seu Pai.


3. O terceiro texto mal compreendido:

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e Salvador Jesus Cristo.” Tito 2:13. (Imprensa Bíblica Brasileira)

Observa-se nitidamente que o texto está sendo mal interpretado. No preâmbulo da epístola a Tito, Paulo escreveu:

“A Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai, e de Cristo Jesus, nosso Salvador.” Tito 1:4.

Paulo sempre tem feito distinção clara entre Deus e Jesus Cristo como sendo duas pessoas distintas. Tentar provar a divindade de Jesus através o texto de Tito 2:13 é desconhecer os escritos do apóstolo Paulo. Ele foi um defensor do Deus único e cria que Deus é o Pai de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Há uma questão importante a ser analisada. A letra “e”, do grego “RAÍ”, é uma conjunção aditiva, usada para indicar a possibilidade de duas situações ou elementos distintos poderem ser considerados separadamente ou em conjunto.

Um exemplo para se entender melhor: JÚLIA E MARIA FORAM PASSEAR. Isto não significa que Maria seja a Júlia e nem que Júlia seja a Maria. Com base nesta definição, podemos dizer também que o grande Deus não é o Salvador Jesus Cristo e o Salvador Jesus Cristo não é o grande Deus.

Notáveis eruditos do idioma grego, como Cornelius Nary (1719), Daniel Mace (1729), JJ Griesbach (1840) e Tischendorf (1869), traduziram este texto de acordo com o seu real sentido no idioma grego da seguinte maneira:

“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e de nosso Salvador Jesus Cristo.” Tito 2:13.

A Bíblia Judaica Completa de forma correta assim traduziu este texto:

“Enquanto continuamos a esperar pelo bendito cumprimento de nossa esperança infalível: o aparecimento da glória de nosso grande Deus e a aparição de nosso libertador, Yeshua, o Messias.” Tito 2:13.


IV – CONCLUSÃO

De uma maneira didática e clara, o apóstolo Paulo se apresenta como um grande defensor do Deus único. Apesar de todos os percalços sofridos, ele permaneceu fiel às palavras ditas ao seu povo pelo próprio Deus e igualmente manteve-se inabalável com relação as suas convicções em defesa do único e verdadeiro Deus e também de Seu filho Jesus Cristo.

O fato de o apóstolo Paulo ser um vaso escolhido para levar o evangelho aos gentios, pergunta-se: não seria lógico ele ter ensinado os gentios corretamente e corrigir os judeus sobre uma questão séria como esta? Por que ele não foi claro e objetivo com relação à doutrina da trindade? Ele não o fez por uma razão muito simples: estava pregando uma verdade advinda do próprio Deus e não apoiada pelas palavras persuasivas da sabedoria humana. A esse respeito ele escreveu:

“A minha palavra e a minha pregação, não consistiu em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.” I Coríntios 2:4 e 5.