O símbolo da pomba e o seu significado

Símbolos na Palavra de Deus

A maioria das referências bíblicas à pomba estão associadas à experiências positivas e pacíficas. Citamos como exemplo Gênesis 8:8-12; Salmos 55:6; Salmos 68:13.

No Novo Testamento a pomba está associada ao batismo do Senhor Jesus (Mateus 3:16; Marcos 1:10; Lucas 3:22 e João 1:32). Após Ele ter sido batizado, o Espírito de Deus, na forma corpórea de uma pomba, desceu sobre Ele, indicando habilmente a beleza da obra de Jesus como “Príncipe da paz” (Isaías 9:6 e 7).

Como qualquer ser humano, limitado pela natureza humana, Cristo necessitava de uma capacitação maior para a obra que deveria realizar. Por Si mesmo Ele nada poderia fazer. Cristo necessitava de um poder adicional para cumprir tudo quanto precisava fazer.

O apóstolo Pedro revela o seguinte: “Concernente a Jesus de Nazaré, como Deus O ungiu com o Espírito Santo e com poder; o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele.” Atos 10:38.

Depois de ser tentado por Satanás no deserto, Jesus dirigiu-Se a Nazaré, entrou na sinagoga no dia de sábado e segundo o Seu costume, leu uma passagem do profeta Isaías que falava a Seu respeito:

“O Espírito do Senhor está sobre Mim, porquanto Me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor.” Lucas 4:18-19.

O Senhor Jesus recebeu de Seu Pai uma capacitação especial para poder enfrentar cada situação com calmo domínio próprio, eficiência e acurada percepção. E mais, recebeu as virtudes de uma pomba. A pomba representa a paz e a simplicidade. Estas virtudes estavam presentes na vida de Jesus:

“Porque Ele (Jesus) é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade.” Efésios 2:14.

“Eis que Eu vos envio como ovelhas para o meio de lobos; sede, portanto, prudentes como as serpentes e símplices como as pombas.” Mateus 10:16.

A palavra em Mateus 10:16 frequentemente traduzida como “simples”, pode ser traduzida mais exatamente como não misturado, puro, sem mistura do mal. Essa é certamente uma descrição hábil da pessoa de Jesus.

De acordo com a lei cerimonial, os israelitas de poucas posses, podiam trazer pombinhos para serem colocados sobre o altar em holocausto, como oferta queimada (Levítico 1:14); como oferta pela culpa (Levítico 5:6-7). A purificação da mulher depois do parto requeria uma oferta pelo pecado, para ser limpa do fluxo de seu sangue (Levítico 12:6-8: Lucas 2:24). Essas ofertas eram acima de tudo um tipo da perfeita oferta de Cristo. A pomba, portanto, tem relação com Cristo, pois era um animal oferecido em sacrifício no santuário terrestre.
Assim, o emblema, em forma de pomba, que desceu sobre Jesus por ocasião de Seu batismo, não pode ser confundido como sendo uma imagem do Espírito de Deus, mas deve ser entendido como uma representação do caráter amável de nosso Senhor Jesus. Isto porque a história bíblica não registra de que houve posteriormente algum outro derramamento do Espírito de Deus em forma corpórea de uma pomba.

Os outros símbolos registrados na Palavra de Deus, representando o poder do Espírito de Deus retratam-no como fogo, azeite, água, lâmpada, vento, etc. Esses símbolos descrevem a ação do Espírito Santo na vida daqueles que querem servir o verdadeiro Deus.

No entanto, para os adoradores do deus triúno, a pomba passou a ser a figura ou a imagem da terceira pessoa da santíssima trindade. Esses cristãos seguem as práticas dos pagãos, os quais costumam representar os seus deuses por meio de imagens e figuras de animais. Por isso, a pomba é tão representativa nos templos dessas instituições religiosas.

Vejamos quais são as orientações de Deus com relação a isto:

“Então, o Senhor vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes aparência nenhuma. Guardai, pois, cuidadosamente a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que o Senhor vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo; para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo, semelhança de homem ou de mulher, semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus.” Deuteronômio 4:12-17.

“Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.” Êxodo 20:4.

Deus não permitiu que se fizesse qualquer imagem, na tentativa de representá-Lo ou de dar-Lhe qualquer forma. Quando se fala em Espírito de Deus, entende-se como sendo o próprio Deus, o Pai de Jesus, o Soberano do universo.

Desta forma, todos os cristãos que fazem da pomba uma representação de Deus, estão em aberta transgressão da Sua lei, pela quebra do segundo mandamento. Eles fazem da imagem ou da figura de uma ave (pomba), uma representação dAquele que ninguém jamais viu.

Transformando a pomba numa representação de Deus, não estariam os trinitarianos rebaixando o Criador do universo, ao nível de uma criatura de Suas mãos e o que é pior, numa criatura inferior e sujeita ao domínio do próprio homem?

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura não valeis vós muito mais do que as aves?” Mateus 6:26.

“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” Gênesis 1:28.



Os trinitarianos estão incorrendo num gravíssimo erro. As palavras do apóstolo Paulo continuam tão atuais quanto foram para sua época, ao declarar:

“...pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:25.


O emblema da pomba está intimamente associado à adoração à santíssima trindade. A pomba é colocada pelos trinitarianos numa posição acima de Deus e de Seu Filho Jesus Cristo, conforme pode-se ver na imagem ao lado:














Além disso, o emblema da pomba está vinculada ao neo pentecostalismo e ao diaconato maçônico. A jóia do diaconato maçônico é uma pomba dentro de um triângulo. A pomba para a maçonaria é uma representação da divindade.


Esta imagem foi extraída do site:
http://www.alfaia.com.br/product_info.php?products_id=322&osCsid=29511c3098aa9e12db95e4f15633ea95


Por todas as razões apresentadas entendemos que o verdadeiro povo de Deus não deve se identificar através desse símbolo.